Centro de Saúde de Agualva e Mira Sintra em fase de conclusão

As obras de construção do Centro de Saúde de Agualva, que abrangerá cerca de 30 mil e 400 utentes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, têm conclusão prevista para janeiro de 2019.

De momento está em curso a execução da tela da cobertura, pavimentação cerâmica, eletricidade AVAC e rede de águas e esgotos.

“Os nossos munícipes merecem ter acesso à saúde com dignidade e a construção do Centro de Saúde de Agualva é a concretização disso mesmo, é nesse sentido que temos trabalhado. Faz parte estratégia na saúde que estamos a fazer em Sintra, com a construção de cinco novos centros de saúde e um novo hospital”, referiu Basílio Horta durante a visita às obras do centro de saúde.

A nova unidade de saúde familiar está a ser construída num terreno junto ao mercado de Agualva e será composta por duas unidades de saúde independentes e três pisos.

A Unidade de Saúde Familiar (USF 1) disponibilizará um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis, uma zona de apoio comum, sala de espera e receção.

A Unidade de Saúde Familiar (USF 2) será composta por uma entrada/ receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, igualmente um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis, oito gabinetes de consultas médicas e uma sala de reuniões e outra para o pessoal com cafetaria.

A construção do centro de saúde no valor 1 milhão e 100 mil euros é financiada em 30% pela autarquia de Sintra, que também cede o terreno.

A autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz (já em funcionamento), Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros.

Ver mais informação sobre o projeto co-financiado do Centro de Saúde de Agualva AQUI.